sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Patrono da EMEF Santo Estêvão

O Patrono da EMEF Santo Estêvão






Estátua eqüestre do Rei Estêvão, por Alajos Stróbl, 1906, no Monte do Castelo, Budapeste.




O Rei Estêvão, o Grande, ou Santo Estêvão da Hungria (Szent István király em húngaro), c. 975 - 15/08/1038, foi o primeiro rei da Hungria. Seu pai foi o chefe tribal magiar Géza; sua mãe chamava-se Sarolt, e Estêvão recebeu ao nascer o nome de Vajk (que significa "herói"). Nascido na cidade de Esztergom, Vajk foi batizado aos 10 anos de idade por Santo Adalberto de Praga, como pré-condição para receber de Roma a coroa da Hungria, e então renomeado Estêvão, em homenagem ao mártir da igreja primitiva, Santo Estêvão protomártir.
Casou-se, ao que parece em 995, com Gisela da Bavária, filha do Duque Henrique II e de Gisela da Borgonha. Estêvão e Gisela tiveram ao menos três filhos, cujos nomes a história registrou: os varões Imre e Ottó e a filha Hedvig. Ao que parece, Estêvão sobreviveu a todos os seus filhos, de modo que, após a sua morte, a coroa foi disputada por seus sobrinhos e primos.
Após derrotar os nobres pagãos que se lhe opunham e unificar as tribos magiares, reza a tradição que Estêvão recebeu do Papa Silvestre II uma coroa de ouro e pedras preciosas (a qual, denominada "Santa Coroa", tornou-se o símbolo do país), juntamente com uma cruz apostólica e uma carta de bênção em janeiro de 1001, com o que o papado o reconhecia como um rei cristão na Europa.

Nenhum comentário: