sexta-feira, 1 de agosto de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL


HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
SANTO ESTÊVÃO

Estêvão, no ano 1000, sucedeu seu pai no trono da Hungria, recebendo o título e a coroa real do Papa. Por seu valor de homem guerreiro e político, Estêvão foi o real criador da nação húngara. Consolidou o cristianismo, fundando dioceses, construindo igrejas, promovendo a vida religiosa, zelando pela fé cristã e pela pureza dos costumes. Rebateu rigidamente os restos do paganismo popular presentes na Hungria. Para isso, teve auxílio considerável dos monges beneditinos. Procurou manter estreita união da igreja húngara com a de Roma. A esta atividade política e missionária aliava grande piedade e impressionante caridade para com os pobres.
Sua morte ocorreu no ano de 1038. Seu túmulo tornou-se logo motivo de grandes peregrinações, por seus milagres realizados.
Santo Estêvão é muito venerado e festejado na localidade que leva seu nome, em Garibaldi, Jaraguá do Sul. É uma região onde a presença de descendentes dos primeiros imigrantes húngaros na cidade ainda é grande. Sua capela é uma das mais antigas de Jaraguá do Sul.
E é justamente em frente a esta capela que encontra-se a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estêvão.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estêvão, código 100471-1, situada na estrada Garibaldi, nº 1315, no Bairro Garibaldi, fone 372.8166,teve seu processo de criação e funcionamento aprovado pelo Decreto nº 21.402, de 17 de fevereiro de 1984, tendo em vista o que consta no parecer nº 142/86, do Conselho Estadual de Educação, de 04 de março de 1986, sendo que seu prédio foi oficialmente inaugurado em 09 de novembro do mesmo ano, durante a gestão do então Prefeito Municipal, senhor Durval Vasel. Atualmente atende 341 alunos, nos períodos matutino e vespertino, de Jardim ao 9º ano.

Nenhum comentário: